sábado, 16 de janeiro de 2010

Dor lombar e obesidade


As dores lombares atingem grande parte da população mundial, estimativas mostram que cerca de 70 a 85% de toda a população mundial irá sentir dor lombar em alguma época de sua vida. Quando os sintomas de dor lombar têm duração superior a seis meses, caracterizam-se como dor crônica.

Pessoas que apresentam excesso de peso apresentam um elevado risco de dor musculoesquelética crônica, especificamente lombalgia.
Estudo publicado em dezembro na revista American Journal of Epidemiology relata o aumento do risco de dor lombar (“dor nas costas”) em pacientes obesos. Em uma revisão em várias publicações científicas demonstrou que pessoas com sobrepeso e obesas apresentam mais dor lombar crônica.

Os pesquisadores encontraram 33 estudos selecionados que falam sobre o assunto; a obesidade esteve associada com uma freqüência de dor lombar baixa com um risco relativo aumentado de 1,33 vezes, busca por atendimento médico por dor nas costas 1,56 vezes e dor lombar crônica 1,56 vezes em relação à população não-obesa.
Os resultados mostraram que as pessoas com sobrepeso e obesidade, quando comparadas com as pessoas com peso normal, tiveram uma maior prevalência de dor lombar baixa.

Este estudo reforça a importância do controle de peso como forma de prevenir e aliviar os sintomas da dor lombar crônica, uma importante queixa de dor osteomuscular nos dias atuais.
Outros estudos prévios já demonstravam a importância da atividade física como forma de controle da dor lombar na população de obesos.

Fonte: Am J Epidemiology. Volume 171, Number 2, 11 Dec 2009. Pages 135-154

Nenhum comentário:

Postar um comentário