quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fibromialgia



O que é fibromialgia?

A fibromialgia consiste em uma condição dolorosa generalizada e crônica, caracterizada por dor muscular e tendinosa em pontos dolorosos específicos e crônica, geralmente de natureza pouco definida; daí a dificuldade para o diagnóstico clínico e valorização das queixas dos pacientes. Atinge principalmente, as pacientes do sexo feminino, na faixa etária entre os 30 e 60 anos.

· Causas

As causas e mecanismos desencadeantes da fibromialgia ainda não estão bem esclarecidos, não existindo uma causa única conhecida para a fibromialgia. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
Sabe-se que os pacientes possuem uma sensibilidade aumentada à dor, devido à diminuição de neurotransmissores, entre eles: serotoninas, noradrenalinas e outros, fazendo com que o paciente tenha uma maior sensibilidade a dor, acarretando dores musculares difusas.

· Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é basicamente clínico, não existindo exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Consiste em um tipo de reumatismo que não causa deformidades articulares.

Os principais sintomas são:


· Dor difusa pelo corpo em pontos dolorosos específicos por um período maior de 03 meses (tender-points);
· Sono superficial (desperta cansado);
· Ansiedade;
· Dor de cabeça;
· Problemas emocionais;
· Desânimo;
· Cansaço físico


· Tratamento

O tratamento é multifatorial devido à complexidade dos diversos fatores causais de agravo e melhora, a base do tratamento consiste de:

o Medidas não medicamentosas como: condicionamento físico através de exercícios físicos resistidos, musculação e atividades aeróbicas;
o Controle do sono
o Melhora da qualidade de vida
o Tratamento dos transtornos emocionais e depressão que podem estar associados
o Tratamento da dor, através de analgésicos (paracetamol, dipirona)
o Uso de antidepressivos como os tricíclicos (amitriptilina e ciclobenzaprina), inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina ( Pregabalina, duloxetina, venlafaxina), entre outros.

· Prognóstico

O prognóstico da fibromialgia, a longo prazo, com a instituição das medidas terapêuticas adequadas costuma ser bom.

A base do tratamento da doença consiste na conscientização por parte do paciente do seu problema e da necessidade de mudanças no seu estilo de vida para melhor resultado a longo prazo da terapêutica medicamentosa instituída.

Torna-se importante o acompanhamento com profissional especializado no tratamento desta síndrome, devido a gama de doenças que podem apresentar sintomas semelhantes (dor muscular difusa) confundindo o diagnóstico e ocasionando tratamento com resultados pouco satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário