sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O que é artrite reumatóide?



A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, debilitante, autoimune, que afeta as articulações (juntas) do corpo causando dores crônicas. Quando não tratada pode levar a deformidades e destruição das articulações comprometendo a qualidade de vida das pessoas.

A doença afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 45 e 70 anos, embora possa manifestar-se em qualquer idade. A origem da doença é incerta, mais se sabe que está relacionada a distúrbios do sistema imunológico e a fatores ambientais e emocionais.

· Sintomas

Os sintomas geralmente iniciam-se lentamente com quadro de dor articular com artrite (dor, calor e vermelhidão na articulação), rigidez matinal “ao acordar”, anemia, cansaço extremo, perda de apetite e astenia.

As principais articulações acometidas são:
· Mãos;
· Joelhos;
· Pés;
· Ombros;
· Temporomandibular;
· Coluna cervical;
· Cotovelos.

· Diagnóstico

O diagnóstico da artrite reumatóide é feito através do exame clínico (feito pelo médico) e pelos exames laboratoriais e radiológicos (raio X). Geralmente os exames reumatológicos encontram-se alterados (PCR – proteína C reativa, VHS e látex – fator reumatóide).

· Tratamento

O início precoce do tratamento da artrite reumatóide previne as deformidades e seqüelas articulares, daí a importância do diagnóstico e encaminhamento ao reumatologista assim que surgem os primeiros sintomas da doença.

A reabilitação precoce (fisioterapia; hidroterapia; RPG), juntamente com atividade física regularmente (supervisionada por um médico) são fundamentais para o sucesso do tratamento.
O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, antiinflamatórios não esteróides (diclofenaco, meloxicam, nimesulida), corticosteróides (prednisona) e drogas imunossupressoras os DMARDs, como o metrotrexato, leflunomida, cloroquina e sulfassalazina.

Alguns medicamentos mais recentes, desenvolvidos através de tecnologias baseadas na biologia molecular, trazem novas possibilidades terapêuticas para os casos que não apresentaram controle da doença com as drogas citadas anteriormente, são os chamados biológicos: Remicade®, Humira®, Enbrel®, Mabthera®,Orencia® e recentemente, Actemra®.

A cirurgia e a colocação de próteses articulares podem representar uma opção de tratamento, nos estágios avançados da doença.

· Prognóstico

A artrite reumatóide quando diagnosticada e tratada precocemente pode apresentar uma evolução favorável com controle da doença em poucos meses, podendo até haver o desaparecimento completo dos sintomas por vários meses ou mesmo anos. Na maioria dos pacientes, a doença persiste necessitando um acompanhamento periódico com o reumatologista, com o objetivo de controle da doença evitando seqüelas articulares que prejudiquem a qualidade de vida do portador de artrite reumatóide.


2 comentários:

  1. tirei minhas duvidas acho q achei o q tenho e meu esposo tambem pra poder falar pro meu medico obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Excelente trabalho que você fez nesse blog, realmente tira muitas dúvidas das pessoas que não querem ir ao médico sem antes não saber do que se trata sua doença.
    Um abraço, pra você e toda sua família, fica com DEus.

    ResponderExcluir