domingo, 3 de janeiro de 2010

O que é a osteoporose?


A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, principalmente a coluna vertebral e fêmur. Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea tornando-os sujeitos a fraturas, acometendo com maior frequência as mulheres. A doença progride lentamente acometendo em grande parte as mulheres na pós-menopausa, raramente apresentando sintomas antes que apareça uma fratura, que costuma ser espontânea, sem relação com eventos traumáticos. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

A partir de 1991 após vários consensos das Sociedades mundiais de Densitometria Óssea, passou-se a informar que é fundamental a análise da qualidade óssea e enfatizar a prevençao de fraturas ósseas.

As mulheres são mais atingidas pela doença devido à diminuição do estrógeno após a menopausa, fazendo com que o osso incorpore menos cálcio, tornando-os mais frágeis.

A osteoporose tem uma incidência aumentada entre os brasileiros, acometendo cerca de 10 milhões de brasileiros.

A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método atual, prático e barato para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos simulando osteoporose.

· Fatores de risco

Os principais fatores de risco para osteoporose são:

- Mulheres;
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Ingestão excessiva de café;
- Sedentarismo;
- Uso excessivo de corticosteróides;
- História familiar de fraturas atraumáticas;
- Raça branca;
- Baixo peso.

· Prevenção

· Fazer exercícios físicos regularmente;
· Dieta com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados; queijo e yorgute);
· A reposição hormonal, quando indicada, durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose;

· Tratamento

Os bifosfonatos são considerados o tratamento de primeira linha no tratamento da osteoporose pós-menopausa. Podemos citar: alendronato; risendronato; ibandronato e ácido zolendrônico entre outros. Podendo ser usados por diferentes formas de administração diário, semanal, mensal ou anual que agem aumentando a massa óssea reduzindo o risco de fraturas.

Outra classe de medicamentos os moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (SERMs) são uma classe de medicamentos que agem seletivamente nos receptores de estrogênio corporais. Exemplo: raloxifeno

· Prognóstico

Os pacientes com osteoporose têm grandes riscos de apresentarem fraturas de quadril e coluna vertebral, sendo importante o diagnóstico precoce para reduzir o risco de fraturas no futuro. Da mesma forma, pacientes com histórico de fraturas prévias aumentam muito a reincidência de fraturas.

A osteoporose consiste em um problema de saúde pública, sendo a principal doença relacionada com o envelhecimento, sendo de fundamental importância sua prevenção e diagnóstico precoce.

Vale lembrar que em cerca de 20% casos a osteoporose consiste de outras causas chamadas secundárias (doenças que mimetizam osteoporose), não estando relacionadas com a pós-menopausa, sendo portanto de fundamental importância o acompanhamento de um profissional especializado no tratamento da osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário