domingo, 10 de outubro de 2010

A Importância do exercício físico na osteoartrite de joelhos

A atividade física pode fazer o portador de osteoartrite de joelhos, também conhecida popularmente como “artrose de joelhos”, sertir-se melhor, reduzindo a dor no joelho e facilitando a execução de suas atividades diarias.
Um sintoma comum da osteoartrite é a dor após a atividade física, o que pode inibir a prática da mesma. Nesses casos o uso de medicamentos analgésicos e terapias físicas, como calor e frio podem ajudar a aliviar a dor e tornar mais fácil a rotina de exercícios físicos.
A prática de exercícios deve ser equilibrada com repouso e cuidados comuns, como: evitar ganho excessivo de peso, uso de calçados apropriados, joelheiras e alongamentos antes e após os exercícios. Caso ocorra surgimento de dor, calor ou vermelhidão na articulação submetida ao exercício, deve-se suspender imediatamente o exercício físico e caso não ocorra alívio dos sintomas, deve-se conversar com seu médico. Sempre é necessário a orientação e programação de exercícios com um profissional habilitado, como um professor de educação física.
O objetivo principal do tratamento não-medicamentoso da osteoartrite tem por finalidade melhorar e preservar a função da articulação e a qualidade de vida.
Os exercícios que irão ajudar o paciente portador de “artrose de joelhos” incluem:
• A atividade aeróbica, como caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica. Fortalece o coração e os pulmões melhorando a resistência.
• Exercícios de força, como levantamento de pesos leves ou halteres, com objetivo de contração muscular, principalmente dos músculos da coxa, quadril e glúteos.
• Faixa de exercícios de movimento que ajudam a mantê-lo flexível, como alongamentos ou exercícios que visam a um determinado conjunto, como pilates e dança, esticando os músculos e podendo prevenir a rigidez e as lesões músculo-tendíneas.
• Caminhada ao ar livre, sempre procurando lugares planos e sem desnível.
• Exercícios na água, como hidroginástica e natação.
• Exercícios leves em casa como complemento ao programa de exercícios semanais

Não faça exercícios que exigam estresse sobre a articulação dolorosa. Por exemplo, se você tem osteoartrite de joelhos, tente não fazer exercícios que exerçam pressão sobre os joelhos, como jogar tênis ou futebol; nesses casos somente com liberação médica
O objetivo do exercício físico é manter as articulações e os músculos duros e fortes. Por exemplo, os músculos da coxa mais fortes podem ajudar a reduzir o estresse sobre os joelhos e quadris. Da mesma forma, os músculos fracos e o excesso de peso podem colocar mais estresse na articulação com artrose.
A prática de exercícios físicos no idoso, além de permitir o fortalecimento muscular, favorece a melhora da postura e equilíbrio previnindo quedas.
Para finalizar é importante frisar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisiatras, fisioterapeutas e professores de educação física.
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, oferecendo benefícios físicos e cardiovasculares aos praticantes, permitindo uma significativa melhora na qualidade de vida.

Bibliografia:
1. Recommendations for the medical management of osteoarthritis of the hip and knee: 2000 update. American College of Rheumatology Subcommittee on Osteoarthritis Guidelines. Arthritis Rheum. Sep 2000;43(9):1905-15. [Medline]. [Full Text].
2. Bijlsma JW, Dekker J. A step forward for exercise in the management of osteoarthritis. Rheumatology (Oxford). Jan 2005;44(1):5-6. [Medline]. [Full Text].
3. Garstang SV, Stitik TP. Osteoarthritis: epidemiology, risk factors, and pathophysiology. Am J Phys Med Rehabil. Nov 2006;85(11 Suppl):S2-11; quiz S12-4. [Medline].
4. Hochberg MC, Altman RD, Brandt KD. Guidelines for the medical management of osteoarthritis. Part II. Osteoarthritis of the knee. American College of Rheumatology. Arthritis Rheum. Nov 1995;38(11):1541-6. [Medline].
5. Manninen P, Riihimaki H, Heliövaara M, et al. Weight changes and the risk of knee osteoarthritis requiring arthroplasty. Ann Rheum Dis. Nov 2004;63(11):1434-7. [Medline]. [Full Text].